A profissão de engenheiro é atualmente confrontada com mudanças estruturais e inadequações de competências com lacunas crescentes nas competências transversais, tão procuradas pelos empregadores. Um dos desafios atuais da atividade é superar o fosso entre os mundos da educação e do trabalho. A União Europeia, estudos e pesquisas internacionais corroboram esses desafios e identificam uma escassez de "engenheiros com motivação social”, cronicamente necessários para atingir as metas da UE para 2030 e 2050.
O objetivo do E4E é promover a inovação e a resiliência dos engenheiros da UE por meio da aquisição de novas competências, incluindo competências, conhecimentos, atitudes e liderança, com foco no digital, verde, resiliência e empreendedorismo, orientados pelas novas exigências do mundo do trabalho. O objetivo operacional da E4E é preencher as lacunas entre educação, treinamento e indústria, ao mesmo tempo em que operacionaliza as estruturas de competência da UE (DigComp, LifeComp, EntreComp) para engenheiros.
O projeto conta com a colaboração de 13 entidades europeias, entre parceiros e associados do Projeto. Além das portuguesas Ordem dos Engenheiros e Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, estão ativamente envolvidas nesta iniciativa organizações como a Engineers Europe (antiga Fédération Européenne d'Associations Nationales d'Ingénieurs), a Associação Europeia das Faculdades de Engenharia Civil (AECEF) ou a espanhola Agência Nacional de Avaliação de Qualidade e Cerificação (ANECA).