Medalha de Ouro

António Manuel Queirós Vasconcelos da Mota

António Manuel Queirós Vasconcelos da Mota


António Manuel da Mota nasceu em Amarante em 1954.

Formou-se em Engenharia Civil em 1977, pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

Iniciou a sua carreira como estagiário na Mota & Companhia, constituída pelo seu pai, Manuel António da Mota, em 1946, tendo exercido atividade em diversas direções operacionais da empresa.

Em 1981 assumiu a direção geral da Mota & Ca. e, entre 1987 e agosto de 1995, ocupou o cargo de Vice-presidente Executivo, ascendendo posteriormente à presidência da empresa.

Após a fusão dos grupos Mota e Engil, no ano de 2000, assumiu a presidência executiva da Mota-Engil SGPS, função que desempenhou durante muitos anos.

Paralelamente à sua atividade de liderança empresarial, António Mota teve uma participação ativa em diversas organizações corporativas e académicas portuguesas e internacionais, das quais se destacam a AEP – Associação Empresarial de Portugal, o Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa, a Escola de Engenharia da Universidade do Minho ou a European Internactional Contractors.

Assim, e muito embora o seu percurso na Mota-Engil tenha sido marcado sobretudo pelo incremento de uma empresa de prestígio nacional e internacional, é também de destacar o envolvimento de António Mota nas questões relacionadas com a responsabilidade profissional, traduzidas, nomeadamente, na criação, em 2010, da Fundação Manuel António da Mota, que tem como enfoque o desenvolvimento social, a educação e cultura, dando assim continuidade ao legado deixado pelo seu pai e que fazem parte da tradição do Grupo Mota-Engil.
Parceiros Institucionais