A Igualdade de Género tem sido um dos vetores de atuação da Ordem dos Engenheiros no que concerne a sua estratégia de responsabilidade social.
Pretendemos, assim, contribuir para impulsionar uma maior participação mais equilibrada nas áreas de conhecimento ligadas às Engenharias, bem como promover práticas que assegurem a igualdade de género em todas as esferas da atividade da OEng, incluindo a dinamização da representação tendencialmente paritária em órgãos de gestão, a conciliação entre a vida profissional e familiar, a prevenção do assédio moral e sexual e o combate à discriminação com base no género.
Concomitantemente, é também objetivo estratégico a captação de talento, no feminino, para as áreas da Engenharia, em especial para as STEAM (áreas de conhecimento Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), bem como a sensibilização para eventuais diferenças salariais e de progressão na carreira por parte de diferentes géneros. Historicamente, as engenheiras, nestas áreas, ainda se encontram em número mais reduzido.