O carrinho de compras está vazio.

Química e Biológica

Missão do Colégio de Engenharia Química e Biológica: Linhas mestras de actuação

1. Cooperação activa com o Conselho Directivo Nacional e outros Órgãos Nacionais da Ordem dos Engenheiros na resposta aos desafios colocados à instituição, nomeadamente :  valorização profissional; regulação dos actos de Engenharia Química e Biológica, sempre que a sua natureza e/ou condições de execução evidenciem uma necessidade justificada de confiança pública; legislação ou regulamentação sobre a engenharia e o seu exercício profissional; representação da Ordem dos Engenheiros; colaboração específica com o Conselho de Admissão e Qualificação da Ordem dos Engenheiros em processos relativos a membros, a cursos de Engenharia Química e Biológica, à atribuição da marca de qualidade EUR-ACE e quaisquer outros assuntos em que se considere ser requerida a intervenção do Colégio;  cooperação com os colégios de outras especialidades e comissões de especialização em projectos de interesse mútuo. 

2. Articulação permanente e de proximidade entre o Conselho Nacional e os Conselhos Regionais do Colégio de Engenharia Química e Biológica, através de um processo consistente e permanente de comunicação nos dois sentidos, de uma organização de tarefas clara, objecto de validação prévia por parte dos membros eleitos, e da optimização conseguida através da melhoria contínua de processos e práticas, no sentido de maximizar a eficácia e eficiência do Colégio. 

3. Cooperação activa e diálogo permanente com as partes interessadas que determinam ou influenciam a profissão de Engenheiro(a) Químico(a) e Biológico(a), nomeadamente: Membros da Ordem, no sentido de conhecer as suas necessidades e expectativas e como o Colégio lhes poderá dar resposta adequada; Escolas de Engenharia, promovendo, junto dos seus corpos docente e discente, parcerias de cooperação e oportunidades de intervenção, que melhorem o conhecimento do enquadramento da profissão e do papel da Ordem, e estimulem a adesão dos alunos à Ordem dos Engenheiros como membros estudantes; Empregadores do nosso sector técnico-económico e suas Associações Empresariais, no sentido de promover nestas organizações o devido enquadramento da profissão de engenharia, e assim contribuir para a valorização do(a)s profissionais de Engenharia Química e Biológica; Organismos oficiais e Associações nacionais ou internacionais relevantes para a profissão de Engenheiro(a) Químico(a) e Biológico(a), nomeadamente representando a Ordem como Membro da EFCE (European Federation of Chemical Engineering); da participação na organização das conferências CHEMPOR, (um marco na actualização e divulgação da Engenharia Química e Biológica em Portugal), da participação na organização da Conferência Ibero-Americana de Engenharia Química (CIBIQ) em Lisboa, 2025 e do European Congress of Chemical Engineering / European Congress of Applied Biotechnology (ECCE/ECAB) a ter lugar igualmente em Lisboa em 2025.

Órgãos Eleitos

António Gonçalves da Silva

Presidente do Conselho Nacional do Colégio de Química e Biológica

Helena Maria da Nóbrega Teixeira Avelino

Vogal do Conselho Nacional do Colégio de Química e Biológica

Delfina Gabriela Garrido Ramos

Vogal do Conselho Nacional do Colégio de Química e Biológica

Conselho Regional Norte

Coordenador Regional Gonçalo Manuel Lencastre Silos de Medeiros (nº 25233)
Vogal Regional Marta Isabel de Glória Vásquez (nº 35715)
Vogal Regional José Miguel Loureiro (nº 31069)
Suplente João Jorge Gonçalves Fernandes Fugas (nº13704)
Suplente Maria João Pinheiro Garcia Archer (nº32744)

Conselho Regional Centro

Coordenador Regional Margarida Maria João da Quina (nº33153)
Vogal Regional Fernando Antunes Rosa (nº18450)
Vogal Regional Ana Cristina A. de Almeida Costa (nº33401)
Suplente Licínio Manuel Gando Azevedo Ferreira (nº24985)
Suplente Mafalda de Sande Ribeiro de Magalhães Cardoso (nº88984)

Conselho Regional Sul

Coordenador Regional João Nuno Líbano Marques (nº37263)
Vogal Regional Célia Maria Lago Pedro (nº77776)
Vogal Regional Hugo Alexandre Quadrado Carapinha (nº68220)
Suplente Suse Manuela Branco Carlota (nº85093)


Conselho Regional da Madeira

Coordenador Regional  Ana Cristina Rebola Pereira (nº74391)
Vogal Regional João Dionísio Teixeira de Sousa (nº73696)
Vogal Regional Alexandra Sofia Franco Pereira Reynolds Mendes (nº46650)
Congresso Europeu de Engenharia Química (ECCE) e Congresso Europeu de Biotecnologia Aplicada (ECAB)  

Teve lugar em Berlim, entre 17 e 21 de setembro o 14º Congresso Europeu de Engenharia Química (ECCE) conjuntamente com o 7º Congresso Europeu de Biotecnologia Aplicada, organizado pela DECHEMA e.V. (Sociedade de Engenharia Química e Biotecnologia) em cooperação com a EFCE (Federação Europeia de Engenharia Química) e a ESBES (Sociedade Europeia de Ciências de Engenharia Bioquímica).

A próxima edição deste evento – ECCE15/ECAB8  terá lugar em Lisboa em 2025 , entre 7 e 11 de setembro, e será organizada pela DECHEMA e.V, Ordem dos Engenheiros, através do Colégio de Engenharia Química e Biológica –membro português da EFCE- , e Sociedade Portuguesa de Biotecnologia –membro português da ESBES.

EFCE (European Federation of Chemical Engineering)
 
Na Assembleia Geral da EFCE que teve lugar no passado dia 17 de setembro em Berlim, foi eleito para membro do Executive Board (charity trustee) no mandato 2024-2025, o candidato proposto pela Ordem dos Engenheiros, António Gonçalves da Silva, presidente do Colégio de Engenharia Química e Biológica. 

No próximo mês de Abril de 2024, o Executive Board da EFCE reunir-se-á em Lisboa nos dias 18 e 19.
(Foto: Nuno Nascimento , I.P.Bragança, Serviços de Comunicação e Imagem)

CHEMPOR

Teve lugar no Instituto Politécnico de Bragança,  entre 12 e 15 de setembro, a XIV edição da Chempor, Conferência Internacional de Engenharia Química e Biológica, evento trienal organizado por uma instituição de ensino superior e a Ordem dos Engenheiros, através do Colégio Engenharia Química e Biológica.
A presidência do Comité Organizador esteve a cargo dos professores Simão Pinho e Maria Filomena Barreiro do Instituto Politécnico de Bragança e a Ordem dos Engenheiros esteve representada no Comité de Honra pelo Bastonário, Fernando de Almeida Santos, e no Comité Científico pelo Presidente do Colégio de Engenharia Química e Biológica, António Gonçalves da Silva.
O evento, reuniu um número da ordem das três centenas de especialistas, entre investigadores, técnicos da indústria, docentes e estudantes de engenharia Química e Biológica  de Portugal e do estrangeiro, e constituiu um fórum para  divulgação e partilha  de conhecimento científico e tecnológico desta especialidade nas suas variadas aplicações.
O evento desenrolou-se com lições plenárias, "key note presentations”, sessões técnicas paralelas de comunicações e exibição de posters. 
A próxima edição da Chempor terá lugar em 2026 em Coimbra, e, como habitualmente, terá na organização a participação da Ordem dos Engenheiros, através do Colégio Engenharia Química e Biológica.

CIBIQ

Teve lugar  o 2°Congresso Ibero-Americano de Engenharia Química (CIBIQ 2023), juntamente com o Congresso Mundial de Engenharia Química,  na cidade de Buenos Aires, Argentina, em 4 a 8 Junho.
No CIBIQ, por proposta do Colégio de Engenharia Química e Biológica, co-organizador do CIBIQ,  foi atribuída ao Engenheiro José Luís Figueiredo, membro conselheiro do Colégio de Engenharia Química e Biológica e professor catedrático emérito da FEUP,  a medalha de Excelência em Investigação, Desenvolvimento e Inovação.

 A candidatura do Engº José Luís Figueiredo foi sancionada por um júri constituído pelo presidente nacional do  Colégio,  e pelos membros da OE, Engª Graça Rasteiro (co-chair do CIBIQ2023) e Engº Fernando Pereira (chair nomeado da próxima edição do CIBIQ) .

Recorda-se, a propósito, que na 1ª edição do CIBIQ que teve lugar em Santander, em   19-21 de Junho de 2019 (antes da interrupção imposta pela pandemia de COVID), esta mesma medalha foi igualmente atribuída a um português, por proposta do Colégio, o engenheiro Alírio Rodrigues, professor catedrático da FEUP - v. Ingenium, nº167, Mai-Jul, 2019). 

A próxima edição do CIBIQ (a 3ª),  co-organizada pelo Colégio de Engenharia Química e Biológica, terá lugar em Lisboa em 2025 , entre 7 e 11 de setembro conjuntamente com o Congresso Europeu de Engenharia Química e o 8º Congresso Europeu de Biotecnologia Aplicada (ECCE15/ECAB8).
Parceiros Institucionais