Horizontais
A especialização em Engenharia Sanitária da Ordem dos Engenheiros é transversal à engenharia e congrega profissionais com conhecimentos técnicos multidisciplinares concentrados na conceção, construção, operação e manutenção de sistemas e infraestruturas relacionadas ao tratamento de água, gestão de resíduos sólidos, tratamento de águas residuais, controle de poluição e outras atividades essenciais para promover a saúde pública e a preservação do ambiente.
A especialização em Engenharia Sanitária avalia criteriosamente os candidatos e reconhece os que detêm um percurso profissional com conhecimentos relevantes nesse campo, profissionais aptos a lidar com desafios complexos na gestão de recursos hídricos, resíduos sólidos e na proteção ambiental.
A especialização em Engenharia Sanitária avalia criteriosamente os candidatos e reconhece os que detêm um percurso profissional com conhecimentos relevantes nesse campo, profissionais aptos a lidar com desafios complexos na gestão de recursos hídricos, resíduos sólidos e na proteção ambiental.
Conteúdo e áreas de atuação: A especialização em Engenharia Sanitária abrange uma variedade de áreas técnicas e científicas, tais como: (i) Tratamento de água para abastecimento público à população (ii) Tratamento de águas residuais e drenagem ambiental urbana de águas pluviais (iii) Gestão, valorização e tratamento de resíduos sólidos, (iv) Controle de poluição, com a aplicação de técnicas e tecnologias para minimizar a emissão de poluentes no ar, na água e no solo, e (v) Reciclagem e reuso de recursos, como água e materiais, com vista à economia circular e preservação de recursos naturais.
Desafios e Importância: A Engenharia Sanitária enfrenta desafios cruciais, como a escassez de água potável em algumas regiões, o aumento da poluição por emissões líquidas, sólidas e gasosas oriundas das atividades antrópicas, a pressão por recursos naturais para satisfação das necessidades de uma população mundial cada vez maior, a necessidade de se caminhar para uma economia circular em que a gestão dos resíduos sólidos é central, a crescente urbanização e as mega cidades com desafios enormes para suprir as necessidades de água, drenagem, tratamento de efluentes, resíduos sólidos, poluentes emergentes, entre outros. A especialização em Engenharia Sanitária desempenha um papel vital na promoção da saúde pública, na preservação de recursos naturais e do ambiente.
Comissão de Especialização (mandato de 2022/2025)
Mário Augusto Tavares Russo - Coordenador
Maria do Céu de Sousa Teixeira de Almeida - Coordenadora-adjunta
João Paulo Correia Leitão
Filipa Maria Santos Ferreira
Pedro Manuel Laginha dos Santos
NOTÍCIAS
Noticias Relacionadas
Eventos Relacionados
Eventos Relacionados
Estratégias de Adaptação da Drenagem Pluvial Urbana às Alterações Climáticas:
25 De Novembro 2024 | 17H30
Candidatura ao Título de Especialista
Enquadrada no Regulamento n.º 252/2018 da Ordem dos Engenheiros, designado como "Regulamento das Especializações”, publicado no DR 2ª série – nº 84 – 2 de maio de 2018.
1) A candidatura é submetida através do Portal da Ordem dos Engenheiros SIGOE, na área pessoal do candidato, desde que seja membro efetivo da Ordem dos Engenheiros, com o nível de qualificação sénior e ter mais de 10 anos de exercício profissional na área da Especialização, submetendo os documentos abaixo listados:
a. Requerimento dirigido ao Bastonário, em impresso próprio;
b. Currículo escolar;
c. Currículo profissional segundo modelo europeu de curriculum vitae ou formato similar;
d. Relatório pessoal do candidato em que é salientado o percurso profissional e atividades desenvolvidas que justifiquem, na ótica do candidato, que reúne os requisitos para a outorga do título de especialista em engenharia sanitária;
e. Cópia de pelo menos 3 trabalhos profissionais, técnicos e/ou científicos efetuados ou coordenados pelo candidato, que relevem para a atribuição do título.
f. Outros elementos que o candidato considere com interesse para a atribuição do título.
Parceiros Institucionais