Sexta-Feira - 13 de setembro Evento

Apresentação do livro - Conceitos Gerais de Segurança na Construção, Manutenção e Exploração das Instalações

O Conselho Diretivo da Ordem dos Engenheiros - Região Sul, tem o prazer de receber mais uma vez na sua sede em Lisboa, o Eng. Manuel Bolotinha, para a apresentação do seu último livro "Conceitos Gerais de Segurança na construção, manutenção e exploração das instalações", no próximo dia 13 de setembro, pelas 17h00, na Sala Manuel Rocha.

Os trabalhos de construção e de manutenção, e também de exploração, designadamente de equipamentos elétricos e mecânicos, qualquer que seja o seu tipo (subestações, linhas aéreas, infraestruturas, instalações industriais e de edifícios, etc.), contêm uma série de riscos para os trabalhadores envolvidos, designadamente o choque elétrico, em instalações em tensão ou na sua proximidade, provocando acidentes que podem ser mortais.

Esta obra aborda ainda outros tipos de riscos e acidentes, designadamente incêndios e trabalhos em altura e em espaços confinados, que podem acontecer qualquer que seja a atividade realizada. Salienta-se o caso da indústria química, particularmente nas áreas
do petróleo e do gás, cujos riscos é necessário avaliar para que sejam tomadas as precauções devidas, estabelecidos os procedimentos de trabalho e os métodos e equipamentos de proteção dos trabalhadores.

A Parte I desta obra aborda os riscos acima mencionados e as medidas que devem ser implementadas, designadamente o Plano de Segurança e Saúde (PSS), o Controlo da Fontes de Energia (LOTO) e equipamentos/sistemas de proteção para a segurança de
pessoas e bens.  Os Sistemas Eletrónicos de Segurança (SES), tema da Parte II da obra, são indispensáveis para a segurança das instalações e de diversos locais, referindo-se como exemplos o Sistema Automático de Deteção de Incêndios (SADI), o Sistema Automático de Deteção de Gás, o Sistema de Controlo de Acesso e o Sistema de Vigilância Vídeo (CCTV).

As inscrições são gratuitas para membros e não membros, mas obrigatórias no Balcão Único / SIGOE
________________________________________
Ao inscrever-se neste evento está a autorizar a captação, tratamento e divulgação da imagem própria durante o mesmo, exclusivamente através dos canais de comunicação institucional da Ordem dos Engenheiros, nos termos definidos na Política de Privacidade desta Associação Profissional.