Pimenta Machado assume Presidência da Agência Portuguesa do Ambiente

04 Set 2024
Pimenta Machado assume Presidência da Agência Portuguesa do Ambiente

José Carlos Pimenta Machado foi designado, pelo Ministério do Ambiente e Energia, como Presidente da APA – Agência Portuguesa do Ambiente, em regime de substituição, conforme comunicado emitido pelo próprio Ministério.

Pimenta Machado exercia até ao momento as funções de Vice-presidente daquela Agência, assim como de Presidente do Conselho de Administração da Sociedade Polis Litoral Norte desde 2013 e de Presidente da Sociedade Polis Ria de Aveiro, desde 2018.

A Ordem dos Engenheiros felicita o seu Membro e Engenheiro José Pimenta Machado pela responsabilidade agora assumida e deseja-lhe as maiores felicidades no desempenho das suas funções.

Nota Biográfica
Licenciado em Engenharia do Ambiente pela Universidade de Aveiro, pós-graduado em Engenharia do Ambiente pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, com um Master in Public Administration pela Universidade Católica e o Curso de Estudos Avançados de "Defesa Nacional”, Pimenta Machado tem dedicado a sua vida profissional à área do ambiente, em matérias relacionadas com a gestão dos recursos hídricos.

Iniciou funções na Comissão de Gestão Integrada da Bacia Hidrográfica do Ave, planeando e coordenando ações de despoluição da Bacia Hidrográfica do Ave, e integrou as várias instituições regionais de Ambiente, onde desempenhou funções na gestão dos recursos hídricos.

Entre 2008 e 2011, foi Diretor de Departamento de Recursos Hídricos do Litoral, da ARH do Norte, e Administrador Regional da Administração da Região Hidrográfica do Norte, departamento descentralizado da APA, entre 2012 até 2018.

É membro da Direção do Instituto de Hidráulica e Recursos Hídricos, da Faculdade de Engenharia do Porto.