Primeira edição do Prémio Maria Manuela Oliveira distingue Professora Maria Teresa Freire Vieira

04 Nov 2020
No âmbito das comemorações do Dia Mundial dos Materiais 2020, que hoje, dia 4 de novembro, têm lugar, decorrerá, pelas 16h00, no Auditório da Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra (FCTUC), a cerimónia de entrega do Prémio Maria Manuela Oliveira que distinguirá, nesta sua primeira edição, a Professora Maria Teresa Freire Vieira, do Departamento de Engenharia Mecânica da FCTUC.

Sobre o Prémio Maria Manuela Oliveira

O reconhecimento da excelência na inovação tecnológica e investigação científica na área de Materiais faz parte da missão da Sociedade Portuguesa de Materiais (SPM). Neste âmbito, o Conselho Diretivo da SPM instituiu em maio de 2019 o Prémio Maria Manuela Oliveira, com o objetivo de destacar o papel crucial que as mulheres desempenham nas atividades de investigação, desenvolvimento, inovação e transferência de tecnologia e ensino, na área de Materiais em Portugal. O Prémio Maria Manuela Oliveira pretende igualmente promover a igualdade de género nestas atividades.

Maria Manuela Oliveira é uma Engenheira e Doutorada com atividades de investigação e desenvolvimento na área dos Materiais e que teve um impacto relevante na área e na SPM, à qual esteve e está ativamente ligada, desde o seu início até aos dias de hoje, na qualidade de secretária geral.

Maria Manuela Oliveira é igualmente Membro Conselheiro da Ordem dos Engenheiros, tendo colocado o seu saber à disposição da sua Associação Profissional, através da assunção dos cargos de Coordenadora do Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia dos Materiais, em 2007, e de Vogal do Conselho Nacional do mesmo Colégio ao longo dos dois mandatos seguintes.

Através deste prémio, a SPM pretende homenagear e reconhecer a dedicação e contributo de mulheres que se notabilizaram num ou vários dos domínios de interesse da SPM.
Espera-se que o testemunho vivo do contributo e dedicação à área de Materiais e à SPM, que é a Manuela Oliveira, sirva de inspiração e incentivo para mais mulheres considerarem uma carreira na área de Materiais. As galardoadas ao Prémio Maria Manuela Oliveira serão nomeadas no seio da Direção da SPM, sendo o prémio entregue em cada dois anos, no dia Mundial dos Materiais.

Materiais