O carrinho de compras está vazio.

XVI EIMIAA - Encuentro Iberoamericano de Mujeres Ingenieras, Arquitectas y Agrimensoras

18 Nov 2024
XVI EIMIAA - Encuentro Iberoamericano de Mujeres Ingenieras, Arquitectas y Agrimensoras





EIMIAA 2024, organizada pela Ordem dos Engenheiros, arranca hoje em Lisboa com foco na liderança feminina na engenharia e arquitetura
O Encontro Iberoamericano de Mulheres Engenheiras, Arquitetas e Agrimensoras (EIMIAA), organizado pela Ordem dos Engenheiros e acolhido pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil, começou hoje, dia 18 de novembro de 2024, em Lisboa, marcando o início de quatro dias de debates, partilha de experiências e networking entre profissionais de destaque de Portugal, Espanha, América Latina e Caribe.

Com o alto patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República de Portugal, o evento celebra a liderança feminina nas áreas da engenharia e arquitetura, reforçando o compromisso com a igualdade de género e o desenvolvimento sustentável nas profissões técnicas e tecnológicas.

A Sessão de Abertura, realizada esta manhã, contou com intervenções inspiradoras de altas entidades nacionais e internacionais, incluindo representantes do Governo, dirigentes da Ordem dos Engenheiros e delegadas de organizações iberoamericanas e uma mensagem enviada pelo Secretário-Geral das Nações Unidas, Eng. António Gueterres. Num momento marcado por emoção e reflexão, os discursos sublinharam a importância de promover um ambiente mais inclusivo e equitativo nas profissões tradicionalmente dominadas por homens.
Entre os discursos destacados, intervieram:
Laura Caldeira, Presidente do Laboratório Nacional de Engenharia Civil, que deu as boas-vindas a todos os participantes, na qualidade de anfitriã. 
Lídia Santiago, Presidente do Comité Organizador do XVI Encontro Iberoamericano de Mulheres Engenheiras e Arquitetas e Vice-Presidente da Ordem dos Engenheiros de Portugal, que enalteceu o papel das mulheres na engenharia e a importância da colaboração iberoamericana;
Kathy Kury, Presidente do EIMIAA Iberoamericano, que sublinhou a relevância da troca de experiências e do fortalecimento de redes de apoio feminino nas profissões técnicas.
A inauguração formal foi conduzida por um painel de ilustres representantes:
Fernando de Almeida Santos, Bastonário da Ordem dos Engenheiros;
Avelino Oliveira, Presidente da Ordem dos Arquitetos;
Joana Almeida, Vereadora da Câmara Municipal de Lisboa (CML);
Sandra Ribeiro, Presidente da Comissão de Cidadania e Igualdade de Género;
Carla Mouro, Secretária de Estado Adjunta e da Igualdade, que destacou os avanços e desafios no campo da igualdade de género, numa mensagem de vídeo. 
Conferências magnas abriram debates do evento
A programação do primeiro dia incluiu ainda duas conferências magnas inaugurais:
1. Eng. Sebastião Feyo de Azevedo, Presidente da Academia de Engenharia que abordou a relevância da inovação tecnológica na engenharia;
2. Prof.ª Elvira Fortunato, ex-Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e vencedora do Prémio Mundial de Engenharia WFEO GREE Award Women, que partilhou a sua experiência como pioneira e referência internacional no campo da ciência e tecnologia.
Debates e inovação no centro do programa
Com um programa diversificado, o EIMIAA já arrancou com sessões plenárias e mesas-redondas que abordam temas como:
O Papel Transformador da Liderança Feminina nas Profissões Técnicas;
Inovação e Sustentabilidade lideradas por Mulheres;
Desafios e Estratégias para a Equidade de Género na Ibero-América.

Além das apresentações técnicas, o evento promove um espaço único para o intercâmbio de ideias e a construção de parcerias entre participantes de diferentes culturas e regiões, estando também previstas mais de 25 visitas técnicas que irão permitir aos participantes conhecerem de perto projetos de engenharia portuguesa de grande impacto técnico e social.

Lisboa acolhe este encontro como um marco na valorização do contributo das mulheres para a transformação social e tecnológica. A Ordem dos Engenheiros, enquanto anfitriã, reforça o apelo à participação ativa de todos os seus membros, celebrando o impacto das mulheres como motor de mudança em projetos de grande relevância.
O EIMIAA decorre até ao dia 21 de novembro e promete consolidar Lisboa como ponto de encontro de excelência para a inovação e o progresso em prol de uma sociedade mais equitativa e inclusiva.

Acompanhe o evento e aceda às novidades no site oficial do EIMIAA.
Parceiros Institucionais