Membro de 1.º ano e Efetivo
Requisitos para admissão
Podem candidatar-se à admissão como membros da Ordem dos Engenheiros todos os titulares de licenciatura, mestrado ou equivalente legal, em cursos de Engenharia homologados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, conforme listas disponibilizadas pela Direção Geral do Ensino Superior.
As licenciaturas referem-se a qualificações académicas obtidas no período pré Bolonha (5 e 6 anos de duração) e pós Bolonha (3 anos de duração).
Mais recentemente, o Decreto-Lei 65/2018, de 16 de agosto de 2018, que altera o regime jurídico dos graus e diplomas do ensino superior e que veio terminar com o modelo de mestrados integrados, desintegrou-os em licenciaturas de 1º ciclo (de ciclo curto) e mestrados de 2.º ciclo, não integrados.
No casos destas novas licenciaturas criadas pelo Decreto-Lei 65/2018, conforme consta do preâmbulo do diploma, as regras habilitacionais a observar para o exercício das atividades profissionais reguladas continua a ser definida pelas respetivas ordens profissionais, nos termos legalmente previstos, pelo que as candidaturas à Ordem dos Engenheiros e consequentes admissões terão, para efeitos de exercício da profissão, de ter em conta os respetivos conteúdos curriculares.
Processo de candidatura
Para candidatar-se a membro da Ordem dos Engenheiros deverá efetuar os seguintes procedimentos;
1 - Registo no Sistema Integrado de Gestão da Ordem dos Engenheiros (SIGOE)
Deverá registar-se no Sistema Integrado de Gestão da Ordem dos Engenheiros SIGOE).
Para efetuar o registo terá de carregar na ligação que diz "registar" na parte superior do monitor e na zona central. Será solicitada a introdução de um nome, número de contribuinte válido, número de telemóvel e endereço de email. Se não ocorrer nenhum problema é informado pelo sistema desse facto enviando-lhe este uma senha de acesso para o endereço de email que indicou no registo.
2 - Formalização do Pedido de Inscrição
Após registo efetuado no SIGOE, de acordo com o passo anterior, deverá aceder à sua área pessoal no SIGOE, utilizando as credenciais fornecidas (email e senha de acesso).
Depois de devidamente autenticado deverá aceder ao Menu "Pedidos" e escolher a opção "Inscrição na Ordem", devendo seguir os passos indicados. Serão solicitados, pelo sistema, cópias digitais dos seguintes documentos:
- Certificado de Conclusão de Curso;
- Certificado de Conclusão de Curso com unidades letivas discriminadas;
- Declarações de experiência profissional e CV;
- Declarações de experiência profissional e CV;
- Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade e Número de Contribuinte;
- Fotografia atualizada;
- Assinatura.
Para esclarecimentos adicionais deverá contactar os serviços da Secretaria da Região onde pretende formalizar a inscrição:
Membro de 1.ºano e Efetivo - Estrangeiro
Engenharia na UE - Ficha de Candidatura - Direito de Estabelecimento
Engenharia na UE - Ficha de Candidatura - Prestação de Serviços
Tabela de Prestadores de Serviços (lista atualizada a 22-09-2021)
Brexit: Perguntas frequentes: Reconhecimento de qualificações obtidas no Reino Unido
Toda a documentação deverá ser enviada para as Secretarias Regionais
As avaliações para a admissão dos candidatos a membro da Ordem dos Engenheiros são realizadas caso a caso, em função da formação em engenharia e experiência profissional em engenharia.
Para esclarecimentos relativos a cursos de licenciatura ou de mestrado em engenharia que se encontrem em funcionamento e que não figurem na Tabela das Correspondências, agradece-se contacto junto do Gabinete de Admissão e Qualificação da Ordem dos Engenheiros (Tel.: 213 132 600).
Recomenda-se a todos os candidatos à admissão na OE, a consulta do Regulamento de Admissão e Qualificação
Recomenda-se a todos os candidatos à admissão na OE, a consulta do Regulamento de Admissão e Qualificação
Parceiros Institucionais