Membro Efetivo de 1.º ano

Durante o primeiro ano como membro efetivo, o engenheiro tem competências limitadas, tendo em vista a integração dos conhecimentos adquiridos na formação académica e a experiência da sua aplicação prática, mas também a perceção das condicionantes de natureza deontológica, legal, económica, ambiental, de recursos humanos, de segurança e de gestão, em geral, que caracterizam o exercício da profissão de engenheiro.

Para efeitos de apoio à adequada entrada na profissão, o membro, aquando da admissão na Ordem, deve indicar um membro sénior para o acompanhar no primeiro ano como profissional ou, não lhe sendo possível, a Ordem indica um profissional que conste de bolsa criada para o efeito.

Poderá ser dispensado deste acompanhamento comprovando ter no mínimo 5 anos de atividade profissional em engenharia.

1- Registe-se no Sistema Integrado de Gestão da Ordem dos Engenheiros (SIGOE)

Entre na página do SIGOE e efetue o seu registo. Clique no botão "Registar" e siga os passos indicados.

Irá então receber uma password no email que indicou no seu registo.
2 - Formalização do Pedido de Inscrição

Após registo efetuado no SIGOE, de acordo com o passo anterior, deverá aceder à sua área pessoal no SIGOE, utilizando as credenciais fornecidas (email e senha de acesso).

Depois de devidamente autenticado deve aceder ao Menu "Pedidos" e escolher a opção "Inscrição na Ordem", devendo seguir os passos indicados.

Serão solicitados, pelo sistema, cópias digitais dos seguintes documentos:
 - Certificado de Frequência do Curso (do ano em vigor)
 - Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade e Número de Contribuinte;
 - Fotografia atualizada;
 - Assinatura.

Consulte também o Manual de utilização do Balcão Único (SIGOE)

Para esclarecimentos adicionais deverá contactar os serviços da Secretaria da Região onde pretende formalizar a inscrição:

Membro Efetivo de 1.º ano - Estrangeiro

Brexit | Informação Perguntas frequentes: Reconhecimento de qualificações obtidas no Reino Unido

Download

Brexit | Reconhecimento das qualificações profissionais adquiridas no Reino Unido por nacionais da União Europeia

Engenheiros Ucranianos

Download

Engenharia na União Europeia | Membros UE | Ficha de Candidatura - Direito de Estabelecimento

Download