História da Região Sul

O Estatuto da Ordem dos Engenheiros(OE) publicado no DL nº 40774, do "Diário do Governo” nº 192, 1ª Série, de 8 de setembro de 1956, estabeleceu uma divisão territorial do País e criou três secções regionais:

• Secção Regional de Lisboa - Ribatejo, Estremadura, Alto e Baixo Alentejo, Algarve e ilhas adjacentes;
  • Secção Regional de Coimbra - Beira Alta, Beira Baixa e Beira Litoral;
  • Secção Regional do Porto - Minho, Trás-os-Montes e Alto Douro e Douro  Litoral.

Foi estipulado para cada uma destas secções a existência dos seguintes órgãos:

• Assembleia Regional
  • Conselho Regional
  • Conselho Disciplinar
  • Conselhos Culturais por Especialidades.

Em 1958 houve as primeiras eleições da Secção Regional de Lisboa, para os cargos de Presidente, Vice-Presidente, Secretário e Tesoureiro do Conselho Regional.

Em 1976, no âmbito do Estatuto da OE, a Secção Regional de Lisboa passa a designar-se Região Sul.

Na sequência da ampliação da sede da OE, foi inaugurado o edifício da Av. Sidónio Pais, onde a Região Sul funciona desde 1998.

Delegações Distritais da Região Sul
:

• 1995, Delegação Distrital de Faro
  • 1996, Delegação Distrital  de Évora
  • 2000, Delegação Distrital  de Santarém
  • 2006, Delegação Distrital de Portalegre
  • 2024, Delegação Distrital de Beja
  • 2024, Delegação Distrital de Setúbal*
Delegação Distrital de Setúbal integra o Polo de Sines, inaugurado em 2023.