Quinta-Feira - 05 de julho Evento

Conferência sobre Projeto Tejo - Aproveitamento Hidráulico de Fins Múltiplos do Tejo e Oeste

Terminado
Descrição
Localização
Contactos
A Delegação Distrital de Santarém promove no dia 5 de julho, pelas 18h00, uma conferência para a apresentação do "Projeto Tejo - Aproveitamento Hidráulico de Fins Múltiplos do Tejo e Oeste". A apresentação do Projeto Tejo será feita por Manuel Campilho, administrador da Lagoalva, e Jorge Vitorino Froes, engenheiro agrónomo, na Sede da Delegação.

Representando um investimento de 4,5 mil milhões de euros, pretende fornecer água a 300 mil hectares das regiões do Ribatejo, Oeste e Setúbal nos próximos 30 anos.

O projeto pretende equipar com um sistema de rega uma área que poderá ir até aos 300 mil hectares, dos quais 240 mil no Ribatejo, 40 mil na região Oeste e 20 mil em Setúbal, integrando e modernizando, caso os mesmos o pretendam, os regadios coletivos já existentes, nomeadamente no Sorraia, Lezíria Grande, Carril, Alvega, Cela, Alvorninha, Sobrena, Óbidos e Liz.

Prevê-se que atinja quase o dobro da área que o Alqueva irá regar, destacando a criação de um espelho de água contínuo através da construção de seis açudes até quatro metros de altura entre Abrantes e Lisboa, com escada passa-peixes e mini-hídricas que vão tornar o Tejo navegável, e com estações elevatórias que vão permitir bombar a água para as encostas da Lezíria e também da zona Oeste.

Nota: As inscrições são gratuitas mas obrigatórias.

Inscreva-se através do Balcão Único/SIGOE



Ao inscrever-se neste evento está a autorizar a captação, tratamento e divulgação da imagem própria durante o mesmo, exclusivamente através dos canais de comunicação institucional da Ordem dos Engenheiros, nos termos definidos na Política de Privacidade desta Associação Profissional.


Organização