Segunda-Feira - 24 de junho Evento

Sessão de Apresentação | Programa sobre Inteligência Artificial: IA - Da Academia para o Mundo Real

Com o propósito da valorização e melhoria contínua das competências dos seus membros, o Conselho Diretivo da Região Sul da Ordem dos Engenheiros promove a Sessão de Apresentação do Programa sobre Inteligência Artificial: IA - Da Academia para o Mundo Real, que será realizada no seu auditório no dia 24 de junho, pelas 18h00 em formato híbrido.

Esta sessão de apresentação destina-se a debater este tema e a  divulgar o Programa: IA – Da Academia para o Mundo Real e contará com os docentes desta formação, que irão realizar a introdução ao programa e o seu enquadramento geral, além de partilhar as potencialidades, riscos  e mais valias das ferramentas de IA.

O Programa resulta de um trabalho  idealizado pela Microsoft em colaboração com  o INSEAD e visa fornecer conhecimentos e habilidades em IA. O INSEAD desempenha um papel crucial na educação sobre IA para líderes empresariais e executivos. Várias universidades portuguesas  adotaram este programa entre as quais o ISEG Executive Education (ISEG-EE), cujo contributo dos seus docentes com uma vasta experiência profissional permitiu enriquecer ainda mais o seu conteúdo.

A inteligência artificial (IA) tem transformado de forma transversal toda a sociedade e revolucionado o paradigma de trabalho em todas as indústrias. Esta nova realidade tem criado a necessidade de aprendizagem e integração desta tecnologia nas práticas quotidianas, promovendo uma maior eficiência, inovação e adaptação às mudanças rápidas do mercado de trabalho.

Os sistemas de IA não substituem as habilidades humanas, mas podem funcionar em sinergia, potenciando novos patamares de excelência em todas as profissões.

Na engenharia, a inteligência artificial (IA) tem um impacto significativo em vários domínios e aspetos, auxiliando na otimização de sistemas complexos, na deteção precoce de falhas e na manutenção preditiva.

A IA pode ser uma importante ferramenta para auxiliar os engenheiros no processo de tomada de decisão, a projetar, construir e manter infraestruturas / sistemas de forma mais eficiente, segura e sustentável.

Assista ou reveja a sessão de apresentação do Programa aqui