Região Sul recebe 2º Encontro de Estudantes de Engenharia Civil da Região Sul da OE

09 Out 2024

Decorreu no dia 25 de setembro, o 2º Encontro de Estudantes de Engenharia Civil da Região Sul, organizado pelo Conselho Regional do Colégio de Engenharia Civil da Região Sul, com o apoio do Conselho Diretivo, subordinado ao tema "Fatores de Sucesso na Profissão de Engenharia Civil”.

O Encontro foi moderado pela Presidente da Federação Nacional de Estudantes de Engenharia Civil (FNEEC), Ana Rita Ferreira, e contou com a contribuição de alunos de cinco cursos de Engenharia Civil de diferentes Instituições de Ensino Superior, localizadas na área geográfica da Região Sul da Ordem dos Engenheiros.

Tendo como principal objetivo aproximar os Jovens estudantes de Engenharia Civil da sua Associação Profissional, este evento apresenta uma grande relevância pois permite evidenciar as preocupações, sugestões e ambições dos atuais estudantes, e futuros profissionais, e compreender como estes defendem as suas propostas de desenvolvimento da profissão. É notável a forma absolutamente estruturada e fundamentada com que apresentam e defendem os seus pontos de vista.

A sessão de abertura teve início com a intervenção do Bastonário da Ordem dos Engenheiros, Fernando de Almeida Santos, que deu as boas-vindas a todos, num discurso de união e esperança na futura geração de Engenheiros Civis. Seguiu-se a intervenção do Presidente do Conselho Diretivo da Região Sul,  António Carias de Sousa, que defendeu igualmente a força da união dos futuros engenheiros, para a valorização da profissão. Em seguida, o Presidente do Colégio Nacional de Engenharia Civil, Humberto Varum referiu que a engenharia civil é muito mais do que uma profissão; é uma vocação que nos desafia a fazer a diferença, respondendo aos enormes desafios da nossa sociedade e incentivou os jovens presentes a abraçarem estes desafios, com paixão, determinação, responsabilidade e muita alegria, sendo certo que, como sempre, também agora, e particularmente no futuro próximo, a sociedade precisa da Engenharia Civil para continuarmos a construir um futuro mais seguro, sustentável e próspero para todos.

Ana Rita Ferreira, Presidente da FNEEC e estudante de Mestrado em Engenharia Civil da FEUP mencionou a importância da Engenharia Civil e o papel dos jovens Engenheiros para o desenvolvimento da sociedade.

A terminar a sessão de abertura, o Coordenador do Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Civil e mentor desta série de Encontros, Fernando Pinho, referiu a motivação subjacente à criação deste evento, destacando a importância e a contribuição dos jovens engenheiros para o rejuvenescimento da Ordem dos Engenheiros e para o desenvolvimento do País.

A sessão principal do encontro iniciou-se com a intervenção de Marco Lucas, Presidente do Núcleo de Estudantes de Engenharia Civil da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa, que abordou "O papel das grandes empresas na sustentabilidade para o progresso da Engenharia Civil”.

Susana Roxo, representante dos Estudantes de Engenharia Civil do Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Algarve, falou sobre "Engenharia Civil 4.0: Sustentabilidade Digital”.

Lucas Mendonça, representante dos alunos de licenciatura de Engenharia Civil do ISEL, abordou a temática da "Sustentabilidade e Vencimentos”.

Inês Fonseca, Presidente do Fórum Civil do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, apresentou o tema A "Inovação e adaptação da Engenharia Civil em Portugal”.

Por último, David Elias, Representante dos Estudantes de Engenharia Militar da Academia Militar, abordou o tema da "Liderança e Gestão de recursos humanos”.

No debate que se seguiu às cinco intervenções anteriores, moderado por Ana Rita Ferreira, participou o painel de oradores, bem como do público presente, incluindo alunos e professores das diferentes Instituições de Ensino Superior.

Este encontro contou com cerca de 100 participantes, sendo possível destacar as seguintes palavras-chave utilizadas pelos oradores principais: Sustentabilidade da construção e Pré-fabricação; Sustentabilidade digital; Sustentabilidade e Vencimentos; Educação, Formação complementar e Inovação; Liderança e Gestão de Recursos humanos.

Consulte a galeria de fotos aqui