Curso de Ética e Deontologia Profissional

De acordo com o Estatuto da Ordem dos Engenheiros (Lei n.º 11/2024 de 19 de janeiro), artigo 15º, pode ser admitido como membro efetivo quem fizer o Curso de Ética e Deontologia Profissional para o exercício da profissão de engenheiro, durante o primeiro ano após admissão na Ordem, sendo esta formação obrigatória.

O programa do Curso de Ética e Deontologia Profissional é constituído por duas sessões, uma teórica e uma prática. A Sessão Teórica é composta por uma discussão aberta a dúvidas e questões suscitadas pelos temas apresentados.

A Sessão Prática consiste na discussão de situações de caráter prático, levantadas pelos participantes ou baseada nos casos propostos, sempre com referência às normas do Código Deontológico integrado no Estatuto da Ordem dos Engenheiros.

Na segunda parte da Sessão Prática é realizado um teste com consulta.

Perguntas Frequentes

1. Tenho mais de 5 anos de experiência profissional. Tenho de fazer o Curso de Ética e Deontologia Profissional?

Sim, a frequência e conclusão do Curso de Ética e Deontologia Profissional com aproveitamento é obrigatória.

2. Fiz licenciatura e mestrado. Tenho de fazer o Curso de Ética e Deontologia Profissional?

Sim, o Curso de Ética e Deontologia Profissional é mandatório, não obstante o grau.

3. Posso fazer o Curso de Ética e Deontologia Profissional online?

Na Região Sul o Curso de Ética e Deontologia Profissional é presencial. Excecionalmente, o curso pode ser feito online por motivos de urgência, impossibilidade de deslocação ou doença.

4. Não imprimi os documentos de apoio. Posso usar o computador ou telemóvel?

Sim, o teste é com consulta e podem ser usados quaisquer dispositivos moveis para o efeito.

5. Surgiu um imprevisto e não pude comparecer na Sessão Teórica. Posso realizar o teste?

Não. A frequência da Sessão Teórica é mandatória.

6. Surgiu um imprevisto e não vou poder comparecer na Sessão Prática que selecionei. Posso alterar a data?

A alteração da data das sessões práticas fica sujeita às vagas disponíveis, mediante aviso prévio.